Tamboril na Actifry c/ Arroz de farinheira

No meu aniversário, entre a mãe e o nino, fui premiada com algo que eu já queria há muito tempo, a actifry :)
Fiquei super contente, e lá fui eu para a cozinha experimentar a maquineta...
Entre as receitas do livro que vem com ela, claro que, teimosa como sou, quis experimentar algo diferente, e não me saiu bem como eu esperava... O tamboril saiu pouco cozinhado apesar do tempo que esteve lá dentro, mas acho que o defeito mesmo foi ser justamente tamboril... Mas enfim cá fica a minha reportagem da 1ª experiência...
Para compensar o arroz estava uma maravilha :)

Ingredientes (4 pess):
600 gr tamboril
150 gr courgetes (não pus)
100 gr cenouras
100 gr cogumelos
1 molho de espargos verdes (não pus)
1 cebola
1 colh chá caril
1 colh acrifry azeite
Sal e Pimenta
(eu coloquei um pouco de couve coração).

Arroz carolino
1 farinheira
Cebola, alho picados
Azeite

Preparação:
Temperar o tamboril com sal e pimenta e cozinhar na actifry com o azeite durante 5 minutos. Retirar e reservar.
Descascar as cenouras e as cebolas. Retirar a parde rija dos talos dos espargos e lavá-los. Limpar bem os cogumelos e lavar as curgetes depois de retirar as extremidades. Cortar os legumes em juliana e cortar os cogumelos em pedaços.
Introduzir os legumes e os cogumelos na Actifry juntamente com o caril, temperar e cozinhar durante 10 minutos. Juntar os pedaços de tamboril e deixar tudo conjuntamente mais 5 min.

Para o arroz:
Picar a farinheira. Colocar no tacho a cebola e o alho picados, com o azeite, a farinheira e a água.
Quando ferver juntar o arroz.
Retirar a farinheira, cortar aos pedaços e envolver no arroz.

Comentários

  1. Bom dia,miguinha.
    Agora está a aproveitar-se e a usar-se muito a farinheira!
    É um enchido de k muito gosto.
    Hei-de experimentar no arroz.
    Deve combinar bem.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspecto delicioso esse tamboril!
    Parabéns pela aquisição,lol
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esse arroz está uma tentação!!!!!!
    O tamboril também me parece bem :)

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  4. Que bela prendinha :):)
    Também quero muito ter uma!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Prabéns pela prendinha! O arroz parece delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo presente de aniversário, a actifry é uma óptima ajuda na cozinha e são infinitas as coisas que se podem fazer com ela!
    Basta ter imaginação!

    Gostei muito desta tua sugestão, ficou uma refeição bem deliciosa.

    ResponderEliminar
  7. Agora com a actifry vai ser tudo bem mais simples na cozinha! Adoro tamboril! :)

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabens pela aquisição vais ficar muito satisfeita com os cozinhados feitos nela. O peixe até ficou com boa aparencia!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Está com ótimo aspecto! Mas eu ainda fico na dúvida sobre o arroz de farinheira. O que é exatamente?
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Parabens pela nova prenda, é mesmo fantastica a Actifry.

    Está com uma aspecto muito bom.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Não sei o que é esta máquina faz, mas vou procurar saber...rs.
    Adorei seu pratinho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. olá amiga muitos parabens já atrasados pelos anos não me apercebi que fazias anos, estava a gastar os ultimos cartuxos de ter cá o marido ,e que bom receber actifry eu tambem não me importava nada de receber essa prenda, beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. tás a ver?..........valeu a pena ficares mais velha 1 anito....compensou.
    Faz mas é umas receitinhas e mostra cá ok?
    Beijinhos Xaninha

    ResponderEliminar
  14. Obrigado a todas pela visita e comentários :)
    Fabiana farinheira é um enchido delicioso que temos cá. Não sei se por aí também há kida.. Se achar experimenta, é óptimo :)
    A actifry foi uma excelente prenda realmente, pelo que já testei (além do tamboril) valeu bem a pena o investimento :)
    beijos a todas e obrigado

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo presente.
    Óptima receita x

    ResponderEliminar
  16. Adoro tamboril, e para a próxima correrá melhor, bjs.

    ResponderEliminar
  17. Maravilhoso...
    Gostei muito...
    Jnihos fofos

    ResponderEliminar
  18. Hummmm, que bom!!! Admira-me o tamboril não se desfazer na Actifry.
    Bjsss,
    M.

    ResponderEliminar
  19. TEM UNS DIAS QUE Ñ COMO DIREITO ,MAS AGORA TÁ ME DANDO UMA FOME ESSE TAMBORIL COM ARROZ!

    ResponderEliminar
  20. Mas esse arroz até me deu águana boca, amiga. Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  21. Humm que belo aspecto. Tambem queria uma prenda dessas, isso é que era lolol. Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  22. Esta receita está uma maravilha e o arroz de farinheira também.

    ResponderEliminar
  23. Feliz aniversário. E que bela estreia com a actifry. Tamboril é dos meus peixes preferidos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Gostaria de saber o que vem a ser farinheira. Me parece um embutido, como linhuiça (chouriço. É feito de carne? que tipo?
    Gostei muito do tamboril, me parece excelente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  25. Olá Xana, parabéns pela prenda! Mais uma maquineta para ajudar...

    ResponderEliminar
  26. Xana,
    Menina, quanta coisa deliciosa saiu da tua cozinha nesses últimos dias! Estou até meio tonta, em meio a essas delícias!
    Sou doida para experimentar essa farinheira portuguesa, tão querida por todos, rsrsrs. O prato saído da Actifry ficou com um aspecto saboroso. O Tamboril não parece malcozinhado.
    Dei uma lida nos posts anteriores e achei tudo saboroso, especialmente os pratos com lulas e o folhado (mas, pensando bem, o biscoito de limão também parece bem tentador! Ah, vou lá dar outra olhada nas receitas, rsrsrs).

    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  27. Ficou com bom aspecto, mas se achas que o tamboril ficou pouco cozido dá mais tempo, eu costumo aquecer um pouco a actifry 1º e depois é que coloco o peixe ou carne.
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. Ficou com bom aspecto, mas se achas que o tamboril ficou pouco cozido dá mais tempo, eu costumo aquecer um pouco a actifry 1º e depois é que coloco o peixe ou carne.
    Bjs

    ResponderEliminar
  29. muitos parabens pelo presente!!! agora é dar-lhe uso!!! adorei a refeiçao!! beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Humm arroz de farinheira? Deve ser booooom!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário