Carbonara de Espargos

A minha amiga T tinha-me oferecido um livro nos meus anos chamado "200 receitas de massa"... Acreditem que ainda não tinha feito nada deste, não por não gostar de nada, mas porque é super difícil decidir por qual começar... São receitas super simples, e todas uma delícia.
Tinha comprado espargos, e decidi testar esta receita. Não me arrependi, ficou maravilhoso mesmo :)




Ingredientes (4 pess):
2 colh sopa azeite
2 dentes alho picados finos
250 gr caules de espargos
6 cebolinhas cortadas em pedaços de 1 cm (não tinha)
massa a gosto
4 gemas
100 ml creme fraiche (usei creme culinário vaqueiro)
75 gr queijo parmesão ralado
sal e pimenta-preta
Cogumelos frescos (não levava mas coloquei)


Preparação:
Corte os espargos em pedacinhos, e os cogumelos em fatias.
Aqueça o azeite numa frigideira em lume médio-alto. Junte o alho, os espargos e os cogumelos e cozinhe, mexendo, 4-5 minutos até os espargos estarem tenros. Deixe de lado.
Coza a massa em água e sal, até estar al dente.
Entretanto, coloque as gemas numa tigela, tempere com sal e uma boa quantidade de pimenta moída. Misture com um garfo.
Mesmo antes de a massa estar pronta, volte a colocar ao lume a frigideira com a mistura dos espargos. Misture o creme culinário e deixe ferver.
Escorra bem a massa, volte a deitá-la no tacho e misture, de imediato, os ovos, e parmesão e o creme de espargos. Misture bem e sirva de seguida polvilhada com parmesão ralado.

Comentários

  1. Hoje sou eu a 1ª.
    Ora então vamos lá:
    -tem todos os ingredientes de k gosto.
    -adoro massas
    - o mesmo para os espargos.
    -só pode mesmo ser bom.
    Beijo.
    isa.

    PS:- vim pelo cedo pq a minha mana do meio faz anos e vou estar com ela.

    ResponderEliminar
  2. Fui a 2ª...foi por causa do PS...
    Beijoo.
    isa.

    ResponderEliminar
  3. Os espargos ficam muito bem com as massas, é uma conjugação excelente!

    ResponderEliminar
  4. Ainda não comi espargos, mas com tanta receitinha boa que tem aparecido, tenho mesmo que experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Espargos! Carbonara! Nem era preciso dizer mais nada! Grande sugestão...uma boa altenativa a um dos meus pratos preferidos, mas bastante mais calórico ( o risotto de espargos!). :)

    ResponderEliminar
  6. Ficou bonita, esta massinha.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  7. Que fantástica carbonara!
    Adorei a combinação dos ingredientes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Não gosto de espargos, mas que ficou uma tentação ficou.
    bj

    ResponderEliminar
  9. Linda massa, muito apetitosa ... Receita anotada


    abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Bela receita...muito grato pela partilha....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Adorei a combinação de ingredientes...
    Bjcas

    ResponderEliminar
  12. Olá Xana!
    A tua Carbonara de Espargos ficou mesmo como eu tanto gosto.Mil beijos da Tia.

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pela sugestão! Nunca experimentei espargos, mas vou comprar para experimentar esta receita hoje!

    Depois conto!

    ResponderEliminar
  14. Uma boa opção para comer espargos.

    Obrigada pela visita!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Olha nunca comi espargos assim desta forma, bem interessante.
    bjsss

    ResponderEliminar
  16. Que aspecto bom tem esta carbonada de espargos :) Eu adoro massas e esta parece bem simples e bastante apetitosa :)
    E é verdade Xana, já começei com aulas, hoje! O que é bom acaba depressa! :(
    Eu andei a ver as meninas... tão lindas que estão! parecem atrevidas :) eu trouxe a minha gatita para Leiria, para o pé de mim :)
    Tens que provar licor beirão... é muito bom mesmo! :)

    Beijinho querida **

    ResponderEliminar
  17. Hummmm, que bom aspecto. A combinação parece-me perfeita. Massas são a minha perdição...
    Boa Semana :*

    ResponderEliminar
  18. Querida ,
    Com tantas receitas deliciosas que vais partilhando com espargos , tenho mesmo que experimentar , bjs

    ResponderEliminar
  19. massinha e espargos casam perfeitamente! Tens muitos bons livros para te inspirar amiga Xana!
    beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Adoro estas versões vegetarianas e saudáveis de Carbonnara! Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário