Guisado de lulas

Esta é mais uma receita do José Avillez, da colecção que saiu no expresso. 
Confesso que me desiludiu um bocado, a foto da revista era fabulosa, e eu para conseguir cozinhar tive de ir alterando a receita, porque fiel ao que estava escrito, não dava definitivamente.
O sabor estava gostoso, mas deixou-me desconfiada no rigor com que nos passam as receitas.

Ingredientes:
800 gr lulas frescas
250 gr cebola picada
200 gr cenoura cortada em rodelas
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 molho pequeno coentros picados
0,5 dl vinho branco
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Preparação:
Lave, limpe e corte as lulas aproveitando as pernas. Refogue as lulas num fio de azeite. à parte, refogue a cebola, o alho, a cenoura e o louro em azeite. Refresque com o vinho branco  .
Deixe cozinhar até a cenoura estar tenra. Retire a folha de louro e triture o refogado (aqui começou o problema, a quantidade de líquido era pouco). Corrija os temperos com sal e pimenta. Junte as lulas ao refogado triturado. Tape, leve a lume brando e deixe cozinhar aproximadamente durante 30 min ou até as lulas estarem tenras. (entretanto tive de acrescentar mais um pouco de vinho para cozinhar as lulas).
Se necessário, corrija os temperos. Junte os coentros picados e sirva bem quente. Acrescentei umas delícias do mar em pedaços no final.

Comentários

  1. Olha Xana,é coisa que ja nao me admira é a forma como determinados livros nos passam as receitas, ja me aconteceu com um gelado enformado de laranja... tinha excesso de natas e poucas folhas de gelatina e depois nao coalhou ficou sempre liquido!!!!

    Mas as tuas lulas ficaram com otimo aspecto!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Ficou com bom aspecto mas se ficaste com essa impressão não é bom sinal hehe.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Por vezes há receitas que nos deixam um pouco irritadas!
    O pratinho parece-me delicioso, gostei do toque das delícias do mar que tanto adoro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Daqui a unz meses vou poder apreciar,pois amo lulas de paixão.
    Agora a dieta ñ deixa e sou obediente!
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  5. Olá Xana, deste bem a volta à situação, pois ficaram com um aspecto bastante apetitoso! Gosto tanto de lulas!!
    Eu acho que por vezes hà receitas um pouco longe da realidade...
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto delicioso...parece que até querem saltar do ecrã para o meu pratinho...he he...o aspecto está fantástico, parabéns.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. OLÁ XANA!
    O ASPECTO FICOU ÓTIMO, MAS AS VEZES TEMOS QUE INOVAR AS RECEITAS QUE NOS PASSAM,JÁ ACONTECEU COMIGO!

    BEIJOS........

    ResponderEliminar
  8. mesmo tendo que alterar a receita ficou com um aspecto fantastico:)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Adoro lulas, pena a receita ter que ser corrigida, às vezes tem mesmo que ser. Não podemos confiar nos chefs ;)

    ResponderEliminar
  10. Xana
    Por vezes acontece termos algumas desilusões com certas receitas...
    O prato ficou bom muito bom aspeto, deste bem a volta ao resultado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Xana,
    Apesar da desilusão da receita, conseguiste bem dar a volta,...ficou fantástico este guisado de lulas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Esse guizado mesmo de improviso guiado pela revista saiu maravilhoso!E por mais que tentemos igualar as fotos das revistas nunca sai parecido...Nem te conto os desastres que ja me aconteceu ao seguir algumas receitas!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  13. Xana, adoro lulas, e acompanhsdo com as delicias, ficou delicioso com certeza. Bela refeição e apresentação..bjokas

    ResponderEliminar
  14. Gosto imenso de lulas.
    Infelizmente algumas receitas não funcionam, fico fula quando me acontece, mas olha que deste bem a volta à receita, está muito apetitosa.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  15. É sempre aborrecido chegar à conclusão de que não pudemos seguir uma receita mas esta depois das alterações ficou com um aspecto muito guloso. Adoro lulas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Também já me aconteceu as receitas não correrem muito bem quando seguidas à risca, mas deste bem a volta e ficaram umas lulinhas com muito bom aspecto e se de sabor estavam boas melhor ainda :-))
    Beijinhos Amiga

    ResponderEliminar
  17. Xaninha,

    Por vezes também já me aconteceu achar que a receita não foi bem passada para o papel, enfim o que interessa é que no final correu bem, bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário