Tarte especial de amêndoa

Esta tarte foi baseada em várias revistas e livros.
A massa foi retirada de um lado, o recheio de outro e finalmente a cobertura de outro... O que é certo é que ficou uma delícia :)

Ingredientes:


Para a massa quebrada: 
40 gr amêndoa c/ pele ralada
170 gr farinha
130 gr manteiga
120 gr açúcar
4 gemas ovo
1 tampa de aroma de baunilha


Recheio:
200 gr miolo de amêndoa com pele
1 lata de leite condensado
4 ovos
1 de de natas
55 gr farinha
whisky

Cobertura:
150 gr açúcar
80 gr margarina
1 colh sopa caramelo liquido de compra
0,5 dl natas
200 gr miolo de amêndoa laminada


Preparação:
Peneire a farinha para a massa quebrada, junte a amêndoa ralada, faça uma cova no meio e deite aí a manteiga aos pedaços, o açúcar, as gemas de ovo e o aroma de baunilha. 
Amasse este preparado. Tape a massa com folha de alumínio e deixe-a a repousar 1 hora no frigorífico. Quando fria, estenda a massa e forre uma tarteira.
Triture as amêndoas. Numa tigela à parte misture muito bem os ingredientes do recheio com uma vara de arames. Verta na tarteira forrada e leve ao forno a 200º C, por cerca de 35 min.
Para a cobertura, leve ao lume o açúcar com a margarina e o caramelo e deixe ferver, mexendo sempre até ficar com cor dourada. Acrescente as natas e a amêndoa e mexa bem até atingir o ponto de estrada.
Retire o preparado do calor e verta-o sobre a tarte. Leve novamente ao forno a 200º C, até a amêndoa dourar. Retire, deixe arrefecer e sirva.

Comentários

  1. Ai essa fatia Xana, está qq coisa de extraordinário. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Esta tarte está magnífica... eu adoro tarte de amêndoa e esta é especial.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bela fatia! Credos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Xana!
    Essa tarte fico exlente!!!
    Um beijo:))

    ResponderEliminar
  5. Não resisto a uma tarte de amêndoa... pelo que li esta é bem diferente das que faço... mais uma para a lista!! bjks e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Xana, eu gosto bastante de tarte de amêndoa, esta tua sugestão parece-me divinal que textura!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. E realmente parece ser uma delicia :) Gosto particularmente do aspeto fofo e da amêndoa torradinha por cima.

    ResponderEliminar
  8. que delicia, eu adoro tarte de amendoa, proximo fim de semana tenho que tentar fazer, beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Pode-se dizer que o resultado foi perfeito...
    Gostei bastante da textura e do aspecto...
    obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  10. Ficou divina!!!! E linda!!!

    Bjs...Boa semana!!!

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha, posso dizer que é dos meus bolos preferidos!! Ficou excelente!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que linda ficou a tua tarte, adorei o interior!

    ResponderEliminar
  13. Engraçado. Não gosto de amêndoa, mas adoro tarte de amêndoa...estranho...esta parece simplesmente deliciosa! bjs

    ResponderEliminar
  14. Ficou tão linda e gulosa a tua tarte Xaninha, e que tentação essa fatia mesmo a convidar os meus dentinhos a dar-lhe uma grande dentada hehehe,


    beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  15. HUMMMMMMMMMM!ENVIA UMA FATIA AÍ, ESTÁ DIVINA!

    BEIJOS, ÓTIMA SEMANA!

    ResponderEliminar
  16. Um bocadinho dali , um bocadinho daqui e saiu esta tarte ???

    Que bonita!!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  17. Tem um aspecto divino! Acho que acertaste em cheio na conjugação de receitas! :) Um beijinho

    ResponderEliminar
  18. Obrigado a todas pelas visitas e comentários :)...
    Ficou mesmo fabulosa. Uma invenção, que até podia ter corrido mal, mas não!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. xana esta tua invençao esta demais
    apetece mesmo ir para a cozinha e e ja
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. xaninha,
    Essa tarte esta cá com um aspecto... Eu gosto tanto de tarte de amêndoa, e o meu marido nem se fala : ) A tua esta fantástica e a receita uma delicia.

    Beijocas para ti e os teu bebes de 4 patinhas : )

    ResponderEliminar
  21. É uma loucura! Adoro tartes de amendoa e essa ficou mesmo especial :)

    ResponderEliminar
  22. Xana essa tarte ficou magnifica, linda demais, e certamente deliciosa, adoro amêndoas e essa ficou mesmo especial. Gostei muito da receita, vou levar comigo ta? Bela apresentação...bjokas uma ótima semana

    ResponderEliminar
  23. Valeu a pena a mistura de receitas, pois tem cá um aspecto :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. eu adoro tartes e essa esta divinal esta mesmo a meu gosto com amendoa ainda melhor beijinhos saude

    ResponderEliminar
  25. Xana,

    Adoro tarte de amêndoa a tua tem um aspeto delicioso, bjs

    ResponderEliminar
  26. Obrigado pelos v/ comentários e visitas :)
    Ficou mesmo especial esta tarte, experimentem...
    beijinhos a todos

    ResponderEliminar
  27. Xana, essa tarte não mente que é mesmo de amêndoa :) Gostei muito da massa da tarte com a amêndoa moída deve ser deliciosa. Parabens.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Ai que essa tarte esta mesmo a olhar para mim...Ficou mesmo muito bnita

    ResponderEliminar
  29. Ora aqui está outra coisa que gosto muito!! :-))
    Essa fatia está a chamar por mim!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Esta tarte é assim qualquer coisa a que eu não resistia, essa amêndoa estaladiça por cima é a minha desgraça.
    Apesar de não usar muito leite condensado, esta receita vou levar comigo
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  31. Xana, esta tarte é tão diferente, tão fina que merece ser servida numa ocasião especial.Parabens!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário