Arroz de perú guisado

Bem, arroz de pato é outra das especialidades da mammy. Queria experimentar com perú, na última visita ao talho, comprei uma perna de perú, e lá foram simpáticos e retiraram logo o osso e partiram em pedaços. Ficou prontinha a ir pro tacho.
Então fiz conforme a minha mãe faz o arroz de pato, guisei o perú e lá foi pro forno.
Usei arroz thai e foi um erro na minha opinião, ficou demasiado seco para o meu gosto. Apesar disso, cá em casa ninguém se queixou, e ficou muito saboroso.

Ingredientes (3 pess):
1/2 Perna de perú em pedaços
1 cebola
2 dentes de alho
2 colh sopa tomate frito
rosmaninho, tomilho e coentros frescos
sal e pimenta moída na altura
azeite
arroz
bacon
chouriço de carne

Preparação:
Picar a cebola e o alho, e fazer um refogado com um pouco de azeite. Depois de louro juntar o tomate, o rosmaninho, tomilho e coentros picados. Envolver bem, adicionar a carne mexendo de vez em quando até alourar. Regar com água até cobrir e deixar cozinhar.
Retirar a carne, desfiar e tirar peles.
Cozinhar o arroz na água de cozedura, se necessário acrescentar mais água e rectificar temperos. Deixar cozer, tendo o cuidado de não o deixar cozer demasiado.
Colocar o arroz no fundo do pirex, em seguida a carne desfiada, terminar com arroz. 
O bacon e o chouriço, cortados em fatias, colocar por cima e levar ao forno cerca de 10 a 15 min.

Comentários

  1. Xana, o teu arroz ficou fantástico...um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. É uma boa opção. Acho que nunca experimentei versão peru.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei da ideia do perú e desse bacon aí por cima! :) Para a próxima usas outro arroz e fica perfeito. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Xana, esse arroz ficou com um ar delicioso!
    É uma ótima opção ao pato.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. yuuuuuummiiiiii! gostei muito! ;)pode ser um pratinho para o meu almoço sff!

    ResponderEliminar
  6. Dispensava o bacon e o chouriço mas, deliciava-me com o resto.
    Ficou muito apetitoso.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Olá Xana;

    já não como perú à muito tempo, fora os bifes que faço muitas vezes, porque não aprecio muito mas gostei muito da tua sugestão e acho que vou experimentar fazer.
    Como não gosto de pato acho que arroz de perú consigo comer:)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  8. Olá...

    Finalmente estou de volta.
    Adorei as receitinhas que tens publicado...adorei especialmente az tua baklava, ela deixou-me a salivar e completamente em êxtase, tenho de fazer brevemente!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Nhamy mais uma bela receitinha da mamy...já era fã das tuas, agora também sou das dela hehe...vejo de onde herdaste esse teu jeitão maravilhoso. Olha eu acho que está muito bom, prefiro assim do que ao de pato e vou levar a receita. O bacon e o chouricinho estão mesmo apetitosos...
    beijinhos linda!

    ResponderEliminar
  10. Xaninha,
    Que delicia que ficou esse arrozinho : )

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Hummmm Xaninha que maravilha de arrozinho... realmente é uma alternativa ao arroz de pato!!!

    Beleza!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Boa dica, Xana. O pato é um bocadito caro, costumo fazer com frango mas vou provar com perú :) Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Simplesmente adoro...é dos meus pratos, a minha mãe já fazia lá no restaurante e adoravam, gostei da tua maneira...bjokitass

    ResponderEliminar
  14. O aspecto é optimo e se ninguem se queixou é pq estava bom :)

    ResponderEliminar
  15. Ficou com um aspeto de babar este arrozinho. Boa sugestão de fazer com perú, tenho de experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Ficou com belíssimo aspecto! Adoro arros de pato no forno, com perú também deve ser delicioso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Uma excelente maneira de inovar...
    Gostei e já anotei...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  18. Com frango já fiz, com perú deve ser igualmente bom!!!! bjks

    ResponderEliminar
  19. O teu arroz está bem apresentado. Aqui está uma receita que gosto e nunca fiz ;)
    BEijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Amiga Xana eu gosto tanto de arroz de pato!este tambem têm cara de ser uma delicia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário